segunda-feira, 16 de maio de 2016

UIB abre inscrições – Edital UIB 001/2016


UIB abre inscrições – Edital

Edital UIB 001/2016

PDF 642




Edital UIB 001/2016



A UIB – Universidade Internacional do Bolo, e a Faculdade Dona Benta, abrem inscrições para os cursos de graduação e pós-graduação na confecção de bolos simples e complexos, variados e diversos. Do bolinho de chuva ao bolo confeitado, do cup cake ao marzipan texturizado. Com conhecimentos interdisciplinares, multidisciplinares e transversais em outras culturas, produzidas por talheres, pratos, panelas e outros utensílios.

Curso de graduação. Depois de formado no curso de graduação o aluno estará apto a confeccionar bolos básicos e simples, com os ingredientes básicos de um bolo (gordura, ovos, farinha, leite e fermento). O aluno iniciante entrara em contato com os grupos farináceos, e estar capacitado a reconhecer em uma feira, farinhas diversas, como de mandioca, de macaxeira, de milho e de trigo, mais outras batatas que podem produzir farinhas, como a de fécula e a de purga. Paralelamente e concomitantemente, o aluno aprendera a reconhecer e usar as medidas dos ingredientes: copos, xicaras e colheres diversas. Irá pesquisar medidas antigas, como as medidas de farinhas em litro, cuias e cabaças. Líquidos disponibilizados em quengas, garrafas e quartinhas. Calcular e contabilizar punhados e pitadas, salteados e polvilhados. O aluno deverá estar ao final do curso básico, capacitado a reconhecer cores, aspectos e texturas, mais os sabores das farinhas diversas enquanto cruas e ainda não utilizadas.

O aluno ficará apto a reconhecer e calcular medidas modernas, como o quilo, a dúzia e o litro, e suas medidas múltiplas e fracionarias. Ao final do curso a diplomação se dará pela confecção de um TCC, com uma receita criada e gerenciada pelo aluno. O professor será o único participante de uma banca de avaliação do TCC, e não serão admitidos recursos. A decisão do professor é soberana.

Medidas em polegadas, onças e libras, estarão disponíveis em cursos de extensão, como disciplinas não obrigatórias, contabilizando cargas horarias de complementação. Até aqui estão elencados os cursos de graduação nas modalidades bacharelado e licenciatura.

Cursos de pós-graduação. Depois de graduado o aluno poderá requerer em formulário próprio o ingresso em um curso de pós-graduação, nas modalidades latu senso e stricto sensu. Alunos poderão se especializar em diversos tipos de bolos, secos, úmidos e molhados, recheados e confeitados. Cursos de especialização e mestre boleiro. Cursos mais avançados podem oferecer conhecimentos sobre as arquiteturas e as estéticas de um prato. A titulação do aluno será mediante a apresentação de uma monografia, dissertação ou tese inédita. As apresentações de conteúdo ou de resultados dos trabalhos, possuem um caráter cerimonial público. Aberto a todos os degustadores, mas sem direito a intervenção ou sugestões pelo público presente, encaminhadas ao aluno ou a banca de avaliação. E mediante escrutínio sigiloso será apresentado o resultado.

Curso de pós-graduação - mestrado stricto sensu. Depois de graduado o aluno poderá requerer o ingresso em um curso de mestrado e posteriormente em doutorado, depois de cumprir um tempo regulamentar na titulação de mestrado. Fará em cursos de pós-graduação, com cadeiras obrigatórias de caráter cientifico, metodologias a apresentações cientificas, baseadas e analises e estatísticas; mais as dissertações de mestrados e teses de doutorados, em busca de novos conhecimentos na arte de fazer bolos. Com argumentos e fundamentação deverá levar seus conhecimentos ao julgamento de uma banca, que avaliará o conhecimento e o conteúdo apresentado. Com critérios básicos de forma, estética, aroma e degustação, o trabalho será avaliado. E a banca se fará soberana, terá o poder de conceder ou não conceder o título de mestre ou de doutor. Indicar ou não bolo apresentado para oferecimento em público, e publicação da receita.

Curso de pós-graduação especialização lato senso. Depois de graduado o aluno poderá requerer em formulário próprio o ingresso em um curso de pós-graduação na modalidade latu senso. Alunos poderão se especializar em diversos tipos de bolos, desde os mais simples com ou sem sabor, mesclado, chocolate e formigueiro, aos mais requintados para debutantes ou noivos.

Cursos avançados para pós-graduação, com investigação e pesquisa. Nível de pós-doutorado. Neste momento depois de cumprir todos os requisitos e cursos anteriores, o aluno estará apto a participar em outros cursos ligados a inovação e pesquisa. Pesquisar fornos diferentes e temperaturas variadas, buscando novos resultados e novos bolos de outros aspectos e sabores. Poderá participar de uma cozinha gastronômica, um centro de pesquisas onde o ex-aluno, agora mestre ou doutor, poderá com suas experiências criar conhecimentos. Um restaurante gastronômico poderá levar ao público todo o conhecimento produzido, por sensações organolépticas.

Bibliografia básica a ser consultada e utilizada em todos os cursos e estudos: Dona Benta.

Bibliografia complementar: rótulos de produtos, com informações nutricionais, ingredientes e modo de preparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário